header_menu

23 de junho de 2015

2ª Festa Gastronómica de Santa Cruz

Vem aí a 2ª Festa Gastronómica de Santa Cruz!

Cá está o cartaz oficial com a nossa programação deste ano!




A Festa Gastronómica de Santa Cruz, tem a sua segunda edição entre 9 e 12 de julho, sendo um evento promovido pela Junta de freguesia de Santa Cruz e com organização da associação Somos O Q´Sentimos (S.O.S.)....


Conta com diversas atividades culturais e recreativas que irão decorrer durante o dia, e com uma série de concertos à noite, para além da animação com music selectors e VJ no final. Este evento acontecerá na zona da Alameda em Santa Cruz, frente ao mar.

A gastronomia típica madeirense é variada, e é resultado de uma mistura de culturas, hábitos alimentares e aculturações sucessivas, graças à influência dos colonizadores e de povos estrangeiros. Em Santa Cruz a gastronomia apresenta as mesmas particularidades e caraterísticas gastronómicas da restante ilha, com particular incidência na confecção de doces, sobremesas e compotas, licores ou bebidas espirituosas, incluindo a tradicional poncha e suas variedades feitas com frutos tropicais e subtropicais.

O fruto de eleição é a pitanga, que estará presente nas diversas confecções gastronómicas e bebidas a serem apresentadas pelos restaurantes e bares que participam nesta gastronómica. Embora alguns hotéis e restaurantes já incluam este fruto em pratos, sobremesas ou bebidas nas suas ementas, é fundamental que muitos mais o façam, pois trata-se de um produto regional de excelência, que é desconhecido da maioria dos nossos turistas.

Uma das novidades este ano será uma prova gastronómica, "Praça de Sabores", que decorrerá no dia 11 de julho, onde os bares e restaurantes participantes irão dar a conhecer os seus produtos culinários e bebidas licorosas (ponchas) ao palato de um júri certificado.

A zona de restauração estará localizada na praça em frente ao Mercado de Santa Cruz, e a zona de bares (onde será também o espaço de concertos) será no jardim em frente à praça do Mercado.

Esta semana divulgaremos os bares e restaurantes que irão estar presentes, assim como as biografias dos grupos/bandas/selectors que estarão connosco na Alameda em Santa Cruz.

A Entidade Promotora (Junta de Freguesia de Santa Cruz) e a Organização (S.O.S.)